quarta-feira, 19 de outubro de 2011

"Foi o meu estômogo"


Mais um sinal de que as crianças começam a se tornar pequenos adultos...
Indícios completamente abstratos e dúbios, como fome, cansaço, irritação, emoção, entre tantos outros são extremamente difíceis de serem identificados até mesmo pelos muitos letrados e bem vividos.
Luíza, com a sabedoria que lhe cabe aos seus três anos e seis meses de vida, disse-me hoje: "mamãe, foi meu estômogo, acho que estou com fome", depois que ouvimos um som parecido com um "tuimmm" abafado, quebrando o silêncio de um quarto sendo colocado em ordem. Meu Deus, ela sabe que tem um estômago!! Ela sabe que existe algo que não vê. Sabe que essa "coisa" dentro da barriga a está avisando sobre algo abstrato. UAU... Complexo...
É isso. Acabou o sufoco de descobrir quando minha pequeninha tem fome. Quando tem dor e onde? O que está sentindo? Quando está exausta? Agora tudo ficou claro.
Mais um sinal de independência.
Se Luíza estiver no meio da Praça da Sé, do Parque do Ibirapuera em domingo ensolarado, do Maracanã em Fla-Flu, de uma praia do Nordeste em janeiro, saberá se virar. Pedirá água, comida, abrigo e, caso necessite ir ao banheiro, também não passará apertado.
Ufa, posso dormir tranquila... Posso?

2 comentários:

Valéria Russo disse...

oi ana...
adorei..pode sim querida, pode dormir em paz ..tua pequena está descobrindo o mundo dentro e além dela e isso é fantástico...curta muito todo esse carinho e essas descobertas.
a dor e a delícia de saber-se mãe e descobrir que de repente os filhos crescem...bjuivos no coração.
loba.
http//uivodaloba.blogspot.com

Nanda Holt disse...

Deve ser fantástico mesmo. Não vejo a hora de ter um baby. Num quero demorar muito depois de casadinha pra encomendar um. Beijos pra vc e a linda Luíza