quarta-feira, 19 de outubro de 2011

"Foi o meu estômogo"


Mais um sinal de que as crianças começam a se tornar pequenos adultos...
Indícios completamente abstratos e dúbios, como fome, cansaço, irritação, emoção, entre tantos outros são extremamente difíceis de serem identificados até mesmo pelos muitos letrados e bem vividos.
Luíza, com a sabedoria que lhe cabe aos seus três anos e seis meses de vida, disse-me hoje: "mamãe, foi meu estômogo, acho que estou com fome", depois que ouvimos um som parecido com um "tuimmm" abafado, quebrando o silêncio de um quarto sendo colocado em ordem. Meu Deus, ela sabe que tem um estômago!! Ela sabe que existe algo que não vê. Sabe que essa "coisa" dentro da barriga a está avisando sobre algo abstrato. UAU... Complexo...
É isso. Acabou o sufoco de descobrir quando minha pequeninha tem fome. Quando tem dor e onde? O que está sentindo? Quando está exausta? Agora tudo ficou claro.
Mais um sinal de independência.
Se Luíza estiver no meio da Praça da Sé, do Parque do Ibirapuera em domingo ensolarado, do Maracanã em Fla-Flu, de uma praia do Nordeste em janeiro, saberá se virar. Pedirá água, comida, abrigo e, caso necessite ir ao banheiro, também não passará apertado.
Ufa, posso dormir tranquila... Posso?