segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Tosse noturna - como identificar quando é realmente preocupante?

Quando estamos em tempo seco começa o martírio da tosse. Em dias chuvosos também pode acontecer. Enfim, difícil ter dias 100% perfeitos e que o clima - especialmente o de São Paulo - favoreça a saúde pulmonar.
Já, quando o assunto é criança, tudo é exagerado. Tosse até vomitar, febre sempre tem que ser alta, senão não tem graça, alegria só se for daquelas contagiantes e assim por diante.
Esta noite Luíza está nos dando um baile... Não para de tossir... E me fez ir atrás de algumas definições internáuticas para esse caso. Encontrei dois sites com boas definições sobre o assunto e resolvi compartilhar.

Um é da revista Crescer, para mim a melhor leitura do gênero.


http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI146857-15326,00-TOSSE+NOTURNA+COMO+TRATAR.html

Nesse link, é possível ter uma boa dose de sentido positivo na palavra de um médico, testei algumas dicas e aí vão meus comentários:

- colocar a criança em posição mais inclinada na hora de dormir - FUNCIONOU
- dar bastante líquido - NÃO FUNCIONOU - no momento da tosse, todo o líquido foi expelido
- fazer inalação com soro e umedecer o nariz dela - FUNCIONOU

No outro link, apesar de pertencer a um laboratório que tem como um dos principais medicamentos um xarope para tosse, o site possui boas dicas para a mamãe ficar mais informada e, consequentemente, mais segura.

www.bisolvon.com.br/br/Main/parents/childcough/index.htm


Desta vez, a notícia vem bem recheada e separada em tosses preocupantes ou normais, gostei dessa divisão, ficou fácil identificar o problema e as soluções são bem criativas, sem serem muito elaboradass.

É isso... Vamos manter a calma de mãe, mas agir sempre que necessário para não deixar que os pequeninos sofram tanto com esse ar de péssima qualidade que respiramos.

Até mais, espero que gostem das dicas.

Nenhum comentário: