terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Férias – lição para papai e mamãe

Enfim, férias! Depois de longo período sem férias, papai e mamãe conseguiram alinhar alguns dias para aproveitar a praia com Luíza.

Munidos de todas as recomendações do pediatra, descemos a serra para uma das maiores aventuras de nossas vidas: apresentar o mar e a areia à pequenina. Tudo nas malas – e quantas malas! – maiô, baldinho, carrinho, bebê conforto, várias malas de roupinhas, alimentação, repelente, mamadeiras, protetor solar, medicamentos, chapéu, fraldas, babadores, brinquedos, toalhas, piscina inflável. UFA! Será que não esquecemos de nada? Ainda bem que o berço desmontável já está na casa do vovô. Bom, acho que só esquecemos uma única coisa, essas férias – como todas as outras que virão – seriam da nenê e não dos pais dela.

Antevéspera de Ano Novo. Primeiro dia de praia. Acordamos bem cedo, já que o horário de praia prescrito pelo médico seria até as 9h. Maiô, chapéu e brinquedos. Muito protetor solar e lá vamos nós. Primeiro contato com a água do mar foi desastroso. Imagino que aquela ondinha, tão pequena, pareceu um tsunami do ártico. Conclusão: muuuuito choro. Tudo bem, eu já esperava algo desse tipo. Mas o que fez o maior sucesso foi a areia. “Mamãe, o que é isso? Gruda nas minhas mãos e nos meus pés. É frio, parece molhado. Mas é bem divertido. Blaghhh, tem gosto estranho!!!”, acho que é isso que ela diria, hihihi.

Noite de Ano Novo. Comida farta, mesa posta. Várias pessoas. Muita alegria. Mas uma criancinha não acordava... Quando fui ver o que acontecia percebi que estava ardendo em febre. E agora? O que seria? Corre para o banho morno, quase frio. A febre não cedeu. Mas ela nunca teve febre! Nem naqueles momentos que todos disseram que ela teria. Pânico. Seria o dentinho? Mas a febre estava muito alta. Todos queriam me acalmar, mas era a primeira febre, nas primeiras férias e no primeiro Ano Novo. Muita emoção num dia só.

Depois de Tylenol, ligação para o pediatra, duas subidas de serra para ir ao hospital e alguns outros remédios receitados, a febre começou a ceder e sintomas de gripe apareceram. Ufa! Agora, pelo menos, sabemos o que é. Mas isso custou muita preocupação, pânico, mais uma subida de serra, irritação da baby, uma radiografia do tórax, exame de sangue (tadinha) e de urina – esforço de horas até o xixi sair... rs

Enfim, os dez dias de férias prazerosas e divertidas ficaram mais conhecidos como os dias da febre de Luíza. E descobrimos que de agora em diante é ela quem manda nas férias. Viagens deverão ser programadas com antecedência, porém poderão ser canceladas na véspera. Os destinos deverão ser bem calculados, nada de praias distantes e desertas, melhor são as capitais – levando sempre o caderninho do convênio, os telefones do pediatra e celulares carregados. Leve estoque de remédios – TODOS. Simplesmente não sabemos o que pode acontecer. E por fim, o mais importante de tudo, independente do local devemos curtir cada momento de férias com a nossa gatinha. Afinal, daqui a pouco ela estará na adolescência e aí acabaram as férias em família...


Ah, encontrei esse artigo sobre férias com praia e piscina e acho bacana as mamães darem uma olhadinha. Vale a pena ler tem algumas dicas importantes:
http://www.bebe.com.br/familia/viagens/bebe_piscina.php?newslog=/newslog/piscina/texto-praia-piscina

Nenhum comentário: