quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

HO HO HO

Pois é, mais um Natal se aproxima. Mas pode ficar calmo, eu não serei mais um que dirá “nossa como o tempo voou este ano”. Mas o fato é que a cada ano parece REALMENTE que o tempo voa - mais rápido. Quer um exemplo palpável, há oito meses nascia Luíza, hoje ela está quase em seu baile de debutante... Ok, não é para tanto. Mas que esse episódio não está tão distante, ah não está mesmo. Essa semana ela até recebeu uma cantada no shopping! Mas isso eu conto depois...

Tudo passa muito rápido. Assim que a Luíza chegou em casa lembro que bateu um desespero, naquele momento éramos apenas eu e ela. Ou melhor, na primeira semana foi a própria “casa da mãe Joana”, depois a rotina (que rotina?) voltou ao normal. Não teria mais aquele exército de enfermeiras me auxiliando em tudo. A Luíza fazia xixi, eu tocava a campainha e lá ia o bebê molhado. Depois de uns 5 minutos voltava um bebê sequinho e cheiroso. Quer coisa melhor? Acho que eu fui a única recém-mamãe que confessou logo de cara que gostaria de passar mais alguns dias no hospital... Todas as que conheci falavam que não viam a hora de voltar pra casa. Será? E dispensar todas aquelas mordomias? Duvido! Enfim... RS

Logo veio o primeiro mês, o segundo e o terceiro, aí respirei um pouco mais aliviada. É sempre assim, depois do terceiro mês de gravidez a mãe relaxa um pouco mais. A mesma coisa acontece depois do terceiro mês do bebê. Alguns medos vão embora. Com o quarto mês tudo muda, a Luíza já estava bem durinha, quase sentando sozinha. E o mais bacana, ela começava a brincar, a responder aos estímulos. Veio o primeiro sorrisão – proposital. Tudo fica diferente. Com cinco meses parece que seu neném já é praticamente um adulto. Mas, com seis meses a vida muda por completo: início das papinhas.

É fascinante como a cada dia a Luíza se desenvolve mais e mais. Hoje, completando oito meses, a minha princesa está quase batendo palmas, quase fazendo tchau, quase balançando as mãos ao ritmo da música e quase engatinhando. Já imaginou? Aquele bebê tão pequeno e inexpressível agora tem tantos olhares e deve, dentro de dias, começar a se mover com seu próprio corpo. Uma vitória! Acredito que daqui alguns dias eu terei grandes novidades, muitos dos “quases” citados acima já serão passado, notícia velha.

A noite de sono parece que funciona como um MBA para a pequena Luíza. Cada movimento feito durante o dia, cada som, cada imagem obtida, tudo é processado e digerido para que no dia seguinte ela acorde e já coloque em prática tudo o que aprendeu. Lembra da personagem Trinity do filme Matrix? Ela fechava os olhos e aprendia a pilotar um helicóptero militar (rs). Mágico!

Hoje comprei o presente que o papai Noel entregará na noite do dia 24 (não mostre essa linha às crianças que ainda acreditam no bom velhinho...). Um brinquedo que a criança coloca uns blocos na boca de uma girafa, eles passam por todo o corpo e chegam ao final com uma bela musiquinha. Achei bem educativo, afinal é possível ter noção de causa e efeito, além de treinar a coordenação motora fina. Aí, uma senhora viu que peguei esse brinquedo e resolveu comprar um para o neto. Eis que ela fala: “Mas você não acha muito monótono? O bloco cai e acabou a brincadeira”. Caramba! Eu demorei tanto para escolher o presente e essa mulher acaba comigo. E a causa e efeito? E a coordenação fina? Será que a Luíza achará monótono mesmo. Será que um dia será interessante e depois da primeira noite de sono a grande girafa educativa perderá o encanto? Ah, comprei mesmo assim. Depois eu conto como foi.

Sobre o xaveco mirim recebido no shopping, acho que é muito invasivo contar cada detalhe. Mas eu posso dizer que muitos outros Guilhermes virão tomar sorvetes ao lado da Luíza para lhe fazer companhia. Foi lindo!!! Eu achei o máximo. Será que o pai também gostou de saber disso? rs

2 comentários:

Andrea disse...

Eu adoro passar por aqui e ler as histórias da Luiza, mas.... adiantando, antes do Guilherme bem que podiamos dar uma chance ao Pedro, né?!
Beijos a vcs duas com muito carinho.
andrea

Núbia Tavares disse...

Que esse seja o primeiro de muitos Natais felizes que você passará com a Luiza!
beijinhos!